março 29, 2021

Como limpar ralos entupidos com vinagre

Por tnsglobal

Com o tempo, o ralo pode ficar endurecido com uma combinação de comida, cabelo e outros resíduos. Isso pode fazer com que seus canos escoem mais lentamente ou até mesmo fiquem completamente entupidos. Contratar um encanador profissional para limpar o ralo pode ser muito caro. É melhor tentar desobstruir o ralo primeiro. Felizmente, você nem precisa ir até a uma desentupidora de esgoto local para comprar um produto químico para limpeza de ralos, já que provavelmente já possui alguns ingredientes naturais que são duros para entupir, mas delicados com os canos.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Quando o dreno não é bem-sucedido, a extensão da Washington State University recomenda despejar 1 xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguido de 1 xícara de vinagre. É importante polvilhar primeiro o bicarbonato de sódio, pois ele cairá diretamente sobre a obstrução. De acordo com Quick and Dirty Tips , o vinagre irá então ativar o bicarbonato de sódio e os dois ingredientes trabalharão para quebrar os ácidos graxos em substâncias que são fáceis de lavar pelo ralo.

Depois de dar ao limpador de ralos de vinagre uma chance de fazer seu trabalho, você precisará lavar os canos com 2 litros de água fervente. Você pode repetir esse processo várias vezes se o sucesso total não for obtido após a primeira tentativa.

Experimente um Drain Snake

Obstruções mais complicadas podem exigir o uso de uma cobra drenante. Se você não tiver um, pode comprar em uma loja de materiais de construção ou pedir emprestado a um amigo. Simplesmente gire a cobra para dentro do ralo até que ela se agarre na obstrução. Puxe a cobra para fora do ralo e remova os materiais que causaram o entupimento da cobra.

Depois de ter removido a maior parte do entupimento, experimente a solução de limpeza de ralos de vinagre novamente, para limpar os canos e liberar quaisquer partículas de comida ou detritos que ainda possam estar presos nas laterais dos canos.

Manutenção de drenagem contínua

Assim que os ralos estiverem livres de qualquer obstrução, você deve começar a seguir um cronograma de manutenção do dreno para evitar a formação de obstruções futuras. Earth Care , uma empresa que oferece serviços de águas residuais não perigosas, sugere despejar 1 xícara de vinagre em sua pia e esperar 30 minutos antes de lavar os canos com água quente. Repita esse processo uma vez por semana para manter seus tubos em ótimo estado.

Nota: Além de prevenir futuras obstruções, o vinagre também combate o mofo, expele bactérias e elimina odores desagradáveis.

Sempre tenha cuidado

Embora o vinagre seja natural, nunca o misture com outros produtos químicos domésticos, como amônia e alvejante. Na verdade, o Reader’s Digest aponta que uma combinação de alvejante e vinagre libera vapores de cloro e cloramina que podem causar queimaduras químicas se entrarem em contato com a pele. A revista também alerta contra o uso de vinagre e água oxigenada na mesma garrafa, pois essas duas substâncias formam um ácido peracético quando combinadas que podem causar danos à pele, olhos, nariz e garganta.

Também é importante observar que se o limpador de ralos de vinagre não liberar a obstrução, não siga imediatamente o tratamento com vinagre com um limpador químico. O vinagre então se combinaria com o limpador, o que poderia ser perigoso. Você precisará esperar antes de tentar novamente remover a obstrução.